O Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, em entrevista ao Diário da Região, disse que negociou com a ViaMobilidade a antecipação de investimentos nas linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos.
O contrato com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em 30 de junho de 2021, permite à concessionária a operação e manutenção das duas linhas por 30 anos. O contrato de concessão contempla investimentos de R$ 3 bilhões para operação, conservação, manutenção, modernização e ampliação das instalações existentes, além de aquisição de material rodante (trens) ao longo dessas três décadas.
A fala de Garcia vem após diversas falhas nas duas linhas, após a passagem do bastão da CPTM para a ViaMobilidade, inclusive que renderam multa para a empresa privada.
Em maio, a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) multou a operadora em um o total de R$7,9 milhões. De acordo com nota, em março deste ano, a STM já havia multado a empresa do grupo CCR após a instauração de processos administrativos sancionadores, em razão de descumprimentos de procedimentos operacionais e da interrupção da prestação do serviço.
A pasta diz que houve mais episódios envolvendo falhas, denominados incidentes notáveis, como a abertura de portas do lado contrário à plataforma, desrespeito à sinalização de via e questões contratuais relacionadas à operação.