Foto: Concessionária VLT Carioca
VLT

Rio estuda VLT de maior capacidade em de BRTs

A secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Maína Celidonio, em entrevista a Rádio CBN, falou sobre a substituição do BRT para um sistema de VLT.

Ela explicou que o sistema que será adotado será diferente do centro, usando com exemplo Lion e Istambul, atingindo velocidade de 60 km/h e com capacidade máxima de 600 pessoas. Os veículos atuais possuem 44 metros de comprimento por 2,65 metros de largura, com capacidade para 420 passageiros.

Não é um VLT tradicional. Há tecnologias que nos permitem boas melhorias de transportes a um custo menor que o metrô“, afirmou. A implantação será feita de forma faseada, com cerca de 15 anos de duração. Maína ainda falou que o sistema poderá ter pontos de ultrapassagem, de forma que o passageiro não perca tempo na viagem.

No segundo semestre serão apresentados os estudos de troca do modal, assim como o lançamento da licitação da nova linha de VLT na Zona Sul, ligando Botafogo à Gávea.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus