VLT

Rio divulga mais detalhes sobre a substituição de BRT por VLT

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a troca do sistema de ônibus nos BRTs Transoeste (Santa Cruz-Alvorada-Jardim Oceânico) e Transcarioca (Barra-Aeroporto Tom Jobim), para sistema de Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT, além da criação da linha entre Botafogo e a Gávea.

Sobre a mudança do modal, que será em um prazo de 15 anos, de acordo com o prefeito Eduardo Paes será uma espécie de politica de estado, que transcenderá seu mandato. “O plano que apresentamos tem três premissas. A primeira é a de que não se trata de um projeto para o meu tempo de governo. Temos de aprender que investimentos em infraestrutura em uma rede de mobilidade precisam ultrapassar governos”.

Sobre os recursos, Paes fala em “buscar financiamento externo”. A prefeitura diz ainda que a infraestrutura dos BRTs será reutilizada. “Isso ajuda a reduzir os custos. Sem essa infraestrutura já realizada esse plano não seria possível”.

“E a terceira é que não vamos parar nenhum dos planos já anunciados para o BRT. Não vamos deixar de comprar ônibus, fazer as reformas. Tudo o que está previsto para o BRT será cumprido no meu tempo de governo. Não vamos esperar 15 anos para ajeitar o sistema para que a população pare de sofrer com o abandono que passou o BRT” – afirmou Eduardo Paes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus