A prefeitura do Rio de Janeiro lança nesta quinta-feira, 7 de julho de 2022, um projeto para implantar uma nova linha de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT na Zona Sul da cidade, que fará a ligação de Botafogo e Gávea, passando pelos bairros do Jardim Botânico e do Humaitá.
“Na Zona Sul, contrataremos estudos e projetos neste semestre. Em 2023, escolheríamos a empresa que executaria as obras, compraria trens e trilhos e operaria o sistema em uma Parceria-Público-Privada (PPP)” diz o secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Arraes. O valor do empreendimento é de R$ 1,3 bilhão, com previsão de entrega em 2025.
Há ainda outro projeto mais ambicioso em converter em VLT os corredores de ônibus BRT Transoeste (Santa Cruz-Alvorada-Jardim Oceânico) e Transcarioca (Barra-Aeroporto Tom Jobim), no prazo de 15 anos.
Seriam gastos por 223 quilômetros de VLTs cerca de R$ 16 bilhões. Já os BRTs Transolímpico (Recreio-Deodoro) e o futuro BRT Transbrasil (Deodoro-Caju) continuariam operando com ônibus.
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