VLT

Paris ganha linha de VLT que chega a 100 km/h

Paris ganhou uma nova linha de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, a chamada T13, com 18,8 km em uma rota orbital entre as estações RER de Saint-Cyr e Saint-Germain-en-Laye, a oeste de Paris.

Os trens podem chegar até a velocidade máxima de 100 km/h, em sistema de alimentação por catenária e em outros segmentos com terceiro trilho, em um limite de velocidade de 70 km/h.

O projeto custou 306,7 milhões de euros, sendo financiado pelo governo nacional, pela região de Ile-de-France e pelo departamento de Yvelines.

Sua frota é composta de 11 trens fabricados pela Alstom do modelo Citadis Dualis. São 42 metros de comprimento e 2 650 mm de largura, com capacidade para 250 passageiros.

A construção exigiu uma estreita cooperação com as autoridades do patrimônio histórico, já que a linha passa perto de locais históricos, incluindo os palácios de Versalhes e Saint-Germain-en-Laye.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus