Pelo menos quatro países estão operando ônibus a Hidrogênio de fabricação da Solaris: Itália, Alemanha, Holanda e Suécia, e agora um quinto país anunciou os testes, a Polônia.
O ônibus urbano do modelo Urbino 12 na cidade de Konin percorrerá cerca de 300 quilômetros em dias úteis e sábados e cerca de 200 quilômetros aos domingos e feriados. Será implantado nas rotas de ônibus 50, 52, 54, 56 e 59. O reabastecimento ocorrerá em uma estação de reabastecimento móvel dedicada.
“A economia do hidrogênio está se tornando uma área na qual cada vez mais setores estão se envolvendo: aviação, ferrovia, indústria, energia e habitação. Nossa empresa embarcou nessa direção voltada para o futuro há vários anos, e dias como hoje são nossa maior recompensa e prova de que nossos projetos estão se tornando realidade. Hoje, a cidade de Konin está abrindo um novo capítulo na história do transporte público na Polônia, um capítulo com veículos de transporte público movidos a hidrogênio de última geração”, disse Javier Calleja, CEO da Solaris Bus & Coach.