Ônibus

Nordeste deve ter fabrica de ônibus elétrico da TEVX Higer

O Brasil deve ganhar uma nova fabricante de ônibus elétricos, a TEVX Higer, que assinou nesta semana um memorando de intenções com o governo do Ceará para instalação no polo de Pecém.

A TEVX Higer foi a junção entre a TEVX Motors e a Higer Bus, fabricante chinesa que atua em mais de 100 cidades pelo mundo, com ônibus elétricos, elétricos com semicondutores e veículos a hidrogênio.

A empresa vem apresentando veículos urbanos e de fretamento pelo Brasil, como por exemplo, em São Paulo onde é esperado um ônibus articulado elétrico para a operação. Já seu modelo de 12 metros é testado na capital paulista.

O evento sobre a instalação da fábrica ocorreu no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado, na presença da governadora Izolda Cela e dos representantes da empresa, Alexandre Colonese, diretor da TEVX Higer e Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para América Latina.

“Queremos acelerar a eletromobilidade no Brasil. Nossos produtos têm todo conhecimento de ponta em tecnologia para fabricação de veículos elétricos que a Higer desenvolveu nos últimos 20 anos. E utilizaremos nossos parceiros globais, já instalados no Brasil, gerando empregos e tornando o país um hub de inovação nesse mercado” afirma Barella.

Há planos de iniciar a produção dos veículos em dois anos. “A meta é ter a fábrica produzindo já em 2024. Antes disso, já começamos a importação dos veículos e geração de empregos, com o treinamento e formação de profissionais especializados em veículos elétricos para atuar junto aos clientes”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus