O projeto Mexicano Temi – Trem Estadual Metropolitano e Intermunicipal é uma proposta de uma ferrovia de passageiros com 144 km de extensão, com 17 estações que ligará León, Guanajuato, Silao, Irapuato, Salamanca, Villagrán, Cortazar e Celaya.
O estado mexicano de Guanajuato nomeou a Americas International Capital (AICC), dos Estados Unidos, para identificar investidores e empreiteiros interessados em participar da fase de pré-desenvolvimento do projeto.
O grupo assinou um acordo de exclusividade com a Secretaria de Economia do Estado de Guanajuato para levar a ideia a um investidor para financiar as etapas de pré-desenvolvimento e desenvolvimento em troca de uma possível participação em um período de 30 anos concessão, como patrocinador principal ou em posição minoritária.
O investidor poderá tocar as obras, trens e sistemas. A AICC estima que os custos do estágio de desenvolvimento podem totalizar entre US$ 2 a 2,5 milhões, “incluindo os estudos necessários para determinar a viabilidade financeira do financiamento privado do projeto mais uma vez”.