Ônibus

Man conclui teste com ônibus autônomo

Foram concluídos os testes, que duraram 48 meses, com um ônibus sem condutor da MAN Truck & Bus. Os trabalhos envolveram 14 parceiros das indústrias automotiva, de desenvolvimento de software e ciência.

O projeto levou em conta aplicações de transporte público e permitiu que os coletivos se aproximassem dos pontos de ônibus de forma autônoma e com alta precisão.

O trabalho começou em 2017 sendo financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Ação Climática (BMWK). Em vários subprojetos, foram abordados diversos requisitos técnicos da condução automatizada em tráfego urbano turbulento com outros veículos motorizados, pedestres e ciclistas.

Sensores e a localização exata em poucos centímetros usando mapas digitais, além da comunicação com outros agentes de trânsito estão por trás da tecnologia. O veículo foi apresentado no mês passado no Centro de Testes de Aldenhoven.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus