A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM está tocando obras de extensão das linhas 11-Coral e 13-Jade, da estação da Luz até Palmeiras-Barra Funda, e de acordo com o presidente da operadora, Pedro Moro, o serviço que liga a malha metroferroviária ao Aeroporto de Guarulhos poderá chegar na Zona Oeste de São Paulo em 2023.
Mas “por enquanto”, segundo Moro a extensão deve servir apenas ao Expresso Aeroporto, que consiste nos serviços expressos que ligam a região central até Guarulhos. Atualmente o atendimento derivado da Linha 13 parte de hora em hora, em cada sentido.
A inserção de um serviço parador entre Guarulhos e Barra Funda só será possível após intervenções em sistema de sinalização no trecho compartilhado com a Linha 12-Safira, entre Engenheiro Goulart e Brás.
Já sobre a extensão da Linha 11 até a parada que nos anos 80 tinha serviços de longa distância, que foi alvo de questionamentos em um post do presidente da estatal, Moro informou que a empresa “está realizando obras de sinalização, via permanente, rede aérea e energia entre Luz e Barra Funda, além de adequações nesta estação, para que possamos estender futuramente os serviços da Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto”. “Logo teremos novidades“, finalizou.