A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM descartou oficialmente o projeto de extensão da Linha 13-Jade ao Parque da Mooca e Chácara Klabin. A operadora, por meio de sua assessoria, respondeu ao questionamento do Via Trolebus por telefone sobre a supressão do projeto.
A empresa diz que ideia que está em curso, é levar a Linha 13 até a estação Palmeiras Barra Funda. Os planos, de acordo com relatório da empresa, é ter o trem saindo de Guarulhos rumo a zona oeste de São Paulo até meados de 2024.
De acordo com uma apresentação da empresa em um evento do Instituto de Engenharia, o eixo descartado em seu “trecho prioritário” sendo entre Bonsucesso e Parque da Mooca, a Linha 13 teria um potencial de transportar por dia, 700 mil passageiros, em uma ferrovia com 33 quilômetros de extensão, servida por 31 trens e intervalos de 3,3 minutos.
Na pratica, após a estação Tiquatira, a linha iria correr em subterrâneo até bairros da zona leste, como Tatuapé, Mooca e Aclimação. Mas um artigo do Plamurb lembra que há um outro projeto “concorrente” na região: a Linha 16-Violeta, que vai ligar a estação Oscar Freire até o Jardim Brasília, que também deve atender aos bairros.
“A título de curiosidade, entre as futuras estações Itapura e Glória (cerca de 8 km), a Linha 13-Jade percorrerá em paralelo à Linha 16-Violeta em distâncias que vão variar de 600 a 950 metros.“, diz o texto.
1 comentário