Trens Urbanos

Argentina deve reestatizar toda sua malha de trens

A Argentina deve reestatizar sua malha de trens. O ministro dos Transportes, Alexis Guerrera, e o presidente da empresa estatal Trens Argentinos Operações e Infraestrutura, Martín Marinucci, afirmaram nesta semana que até o final do próximo ano o Estado nacional recuperará o controle de toda a malha ferroviária. As autoridades acreditam que poderão fazer os investimentos necessários para a recuperação do sistema.

Para o procedimento, o governo deverá estabelecer a caducidade de todas as licitações até o final do próximo ano.
“Se queremos uma Argentina grande, produtiva, próspera e conectada, temos que defender as ferrovias. Para se desenvolver, um país precisa ter um sistema de transporte moderno e eficiente, porque é a chave, não só para a transferência de pessoas, mas também para a redução dos custos logísticos, para chegarmos às produções regionais, para podermos gerar mais crescimento e desenvolvimento”, afirmou o ministro dos Transportes.

Entendemos os prazos, a necessidade econômica e por isso podemos recuperar os serviços, está sendo feito um desenvolvimento nos trilhos, licitando e comprando locomotivas, fomos a um processo licitatório para compra de peças de reposição, pois o macrismo havia cancelado tudo isso, destacamos milhões de dólares para equipamentos, o que nos permitiu recuperar dezenas dos vagões de passageiros que estavam parados”, informou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus