Foto: Governo do Estado de São Paulo
Monotrilho

Trens do monotrilho da Linha 17 serão mais leves, com economia de energia

A BYD- Build Your Dreams divulgou algumas especificações dos trens da Linha 17-Ouro de monotrilho que, de acordo com a fabricante, possuem práticas sustentáveis. A primeira composição deve chegar até janeiro de 2023. Tais caraterísticas devem tornar o trem mais leve, o que acaba gastando menos energia.

Especificamente no caso dos 14 trens da BYD Skyrail São Paulo, que farão parte da linha 17-Ouro do Metrô, serão utilizadas baterias de tração modulares de alta vida útil e confiabilidade. As baterias, que funcionam como fonte de energia reserva, são acionadas em caso de falhas com a alimentação do trem através do trilho de energia.” – diz o comunicado.

Nossa missão, no trabalho com inovação tecnológica para uma melhor qualidade de vida, inclui a emissão zero de poluentes, mas também temos um cuidado com cada etapa do processo, desde o desenvolvimento, fabricação e entrega dos nossos produtos, pensando no ciclo de vida. Temos um sonho verde para toda a humanidade”, afirma, Alexandre Barbosa, Diretor técnico da BYD Skyrail São Paulo.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

A caixa da composição é fabricada em alumínio e possui design aerodinâmico, o que reduz o peso e resistência ao vento. O resultado é uma economia de energia para a movimentação sobre a via.

A limpeza dos trens foi pensada com foco na sustentabilidade, de acordo com a fabricante. A empresa em São Paulo utiliza uma máquina com sistema para tratamento de água que é reutilizada no processo de lavagem dos trens. Uma forma ecologicamente correta do recurso e de economia, com reaproveitamento de pelo menos 70% de toda a água envolvida no processo de lavagem.

Cada trem do novo monotrilho terá ao todo 60,80 metros de comprimento por 3,25 metros de largura. Em seu interior, o trem terá 114 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus