Uma passageira que utiliza a Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, relatou a abertura das portas de uma composição do lado errado da plataforma em Tatuapé.
O caso ocorreu na manhã desta terça-feira, 21 de junho de 2022. “Alo @CPTM_oficial,
linha 11 coral carro 8091 abrindo a porta esquerda no Tatuapé e por pouco não cai gente na linha”, disse a passageira.
O Via Trolebus procurou a CPTM sobre incidente, que confirmou o ocorrido. “Na manhã desta terça-feira (21/06), às 7h30, um trem ao chegar na Estação Tatuapé, da Linha 11-Coral, sentido Estação Brás, abriu portas do lado oposto à plataforma de desembarque por equívoco do maquinista, que rapidamente fechou as portas e realizou a abertura do lado correto. Não houve desembarque de passageiros fora da plataforma e ninguém se feriu” – segundo nota da CPTM ao Via Trolebus.
A CPTM informa ainda que está tomando todas as medidas cabíveis para que situações como essas não se repitam.
Ocorrência do tipo rendeu multa à ViaMobilidade
Em maio, a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) informou por meio de um comunicado que multou a ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos em mais R$3,6 milhões. Com isso, o total de penalidades por não cumprimento contratual é de R$7,9 milhões.
A pasta diz que houve episódios envolvendo falhas, denominados incidentes notáveis, como a abertura de portas do lado contrário à plataforma.