Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

TCU da aval para renovação da MRS que viabiliza Trem InterCidades até Campinas

Um nó que faltava desatar para o projeto do Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, foi desfeito: O Tribunal de Contas da União – TCU deu aval para a renovação antecipada da concessão da MRS por mais 30 anos. A medida deve viabilizar a segregação entre as composições de passageiros e cargueiras, e viabilizar o TIC.

A MRS atua nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A concessão deve ser prorrogada até 2056. Haverá R$ 9,6 bilhões em investimentos.

Existe ainda a expectativa de que a Linha 7-Rubi da CPTM entre no pacote de concessão do TIC. Na pratica, o operador do Trem Expresso, vai operar a Linha 7 além de uma extensão do trem metropolitanos até Campinas, fazendo parada em Valinhos, Vinhedo e Louveira.

Por outro lado, existe a expectativa de que o serviço 710, que é a ligação da Linha 7 com a 10-Turquesa da CPTM seja desfeito, já que tudo indica que o atendimento que corta o ABC Paulista não fará parte da concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus