Cerca de 60% do túnel de ligação da futura Estação Santa Isabel foi escavando, segundo presidente do Metrô Silvani Pereira. Trata-se da primeira estrutura escavada na extensão da Linha 2-Verde até a Penha.
De acordo com ele, serão 36m escavados pelo método de “side-drift”, “que parcializa a escavação em seções menores, que permite mais estabilidade ao túnel”. “Além dos side-drift direito, já iniciamos a escavação do esquerdo. Em média, são escavados 1m a cada dois dias no side-drift direito, em turnos de 24 horas, com a utilização de escavadeira hidráulica, rompedores hidráulicos e plataforma elevatória”.
Iniciado em abril
Construtoras contratadas pelo Metrô de São Paulo iniciaram as escavações do primeiro túnel da extensão da Linha 2-Verde em abril. Segundo o presidente da operadora, a estrutura tem 19,8 metros de altura, e serão perfurados 263,07 metros cúbicos para a futura parada que fica na Avenida Guilherme Giorgi.
Segundo ainda Silvani, o método de trabalho é o NATM (ou túnel mineiro) que permite modificações e adaptações na sessão a ser escavada.
Os demais túneis escavados pela grande tuneladora apelidada de tatuzão devem ser escavados a partir de 2023. O grande maquinário deve partir do complexo Rapadura.