O presidente do Metrô, Silvani Pereira, comunicou por meio de uma postagem em suas redes sociais que a ordem de serviço para elaboração do EIA/RIMA do projeto da Linha 20-Rosa foi emitida e com isso o consórcio deverá concluir o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental no primeiro semestre de 2023.
De acordo com Silvani, no estudo apontará possíveis impactos da obra e propondo as medidas de controle e mitigação aos impactos, além da identificação de áreas contaminadas, de bens tombados e sítios arqueológicos, perfil demográfico e socioeconômico das regiões onde a obra será feita.
Extensão da Linha 2
O projeto de extensão da Linha 2-Verde após Vila Madalena também está “anexo” ao processo, sendo que os estudos deve analisar a ampliação da eixo de transporte para chegar até a região de Cerro Corá, onde no futuro poderá se conectar à Linha 20.
“Em paralelo ao EIA/RIMA, o Metrô trabalha em duas frentes para a implantação da Linha 20: elaboração do Anteprojeto de Engenharia, que trará diretrizes sobre o traçado e localização das estações. E o Financial Advisory, que é um estudo de modelagem financeira que apresenta soluções inovadoras para atração de capital para implantar a linha.” – disse Silvani.
A linha terá 24 estações em 33 km de extensão e vai ligar o bairro da Lapa até o município de Santo André, integrando com outras linha de Metrô e trens metropolitanos.