O Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, autorizou a publicação do edital de licitação das construções da Ponte dos Barreiros, que dará início à implantação do terceiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT da Baixada Santista.
De acordo com nota da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, serão 650 metros de extensão, e a Ponte dos Barreiros liga a região insular à área continental de São Vicente. O projeto executivo já concluído, a reforma da estrutura corresponde à Etapa 1 das obras do terceiro trecho do VLT e será gerenciada pela EMTU.
O Governo Estadual não informou, no entanto, quando se fará a obra do trecho restante do VLT até Samaritá, além da ponte.
“Nós temos o primeiro trecho do VLT já funcionando em Santos há algum tempo, o segundo trecho em obras e agora autorizamos a contratação do terceiro trecho. Até o final deste ano a obra já estará contratada para que ela possa ser executada a partir de 2023“, disse Rodrigo Garcia.
Haverá reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária na ponte, expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. O edital de licitação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado no segundo semestre e as obras têm previsão de início até janeiro de 2023, segundo a EMTU.
Com o terceiro trecho, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros – Estação Porto), 8 km do segundo trecho – entre Conselheiro Nébias e Valongo (em obras e com previsão de operação em 2023), e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.
1 comentário