A região da Barra Funda poderá ter intervenções urbanas, por meio de um convênio firmado entre o Metrô, CPTM e a Spurbanismo, uma empresa pública municipal.
Trata-se de um convênio de Cooperação técnica e institucional destinado a desenvolver o PIU Barra Funda, Projeto de Intervenção Urbana.
De acordo com publicação no Diário Oficial, o objetivo é reorganizar e qualificar o espaço público no entorno do Terminal Barra Funda, além de ampliar e melhorar as condições de transposição da barreira ferroviária, melhorando o acesso ao terminal e promovendo a mobilidade ativa e a integração dos usos do espaço público do entorno com os usos principais e acessórios do complexo.
O novo acordo ainda quer transformar, ampliar e modernizar o complexo intermodal Barra Funda, para abrigar novas atividades e usos acessórios.
Mais linhas na estação
No relatório de empreendimentos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM datado do mês de fevereiro, a operadora estima para o segundo semestre de 2024, a chegada das Linhas 11-Coral e 13-Jade na estação Palmeiras-Barra Funda.
O cronograma é mais otimista que um comunicado no Diário Oficial, com a contratação da Alstom para implantação e modificação do Sistema de Controle Centralizado (SCC) na a linha 13-Jade, no trecho entre Luz e Barra Funda. O extrato do contrato foi publicado no dia 12 de fevereiro de 2022. O contrato vale R$ 43 milhões com prazo de 36 meses, portanto com finalização prevista para 2025.
Já sobre o relatório, a CPTM ressalta que “as obras vão proporcionar a ligação direta entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário localizado na estação Barra Funda, onde operam linhas da CPTM e do Metrô, bem como aumentar a oferta de lugares da Linha 13 – Jade, sendo que para esse trajeto será utilizada a malha ferroviária existente das linhas 11 – Coral e 12 – Safira”.
A operadora ainda informa que “será necessário promover intervenções em via permanente, rede aérea, sistemas de energia e sistemas de sinalização, que auxiliem a operação da Linha 13 – Jade (e seus serviços especiais), capacitando-a para operar conjuntamente às Linhas 11 e 12.”