Divulgação CPTM
CPTM

Confira como estão as obras da Estação Varginha na Linha 9-Esmeralda

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM não é mais responsável pela operação da Linha 9-Esmeralda, mas ainda toca a extensão do serviço até Varginha, com uma extensão operacional de 4,5 quilômetros a partir de Grajaú, passando por Mendes-Vila Natal, que pode ter horário estendido em julho.

Com a conclusão das obras, o serviço irá beneficiar diretamente cerca de 800 mil moradores do entorno, os quais passarão a ter acesso a mais uma alternativa de transporte público com alta capacidade. A implantação, no entanto, completou uma década desde o início dos projetos e promessas.

Divulgação CPTM

Segundo o relatório de empreendimentos mais recente da CPTM, atualmente além da instalação das coberturas da estação, está sendo feito o assentamento de piso granito no mezanino e introdução da cabine Seccionadora Varginha.

A previsão, segundo o documento, ainda é entrega a estação final da linha 9 ainda em 2022, o que deve beneficias 110 mil passageiros por dia.

E até Parelheiros?

Com a chegada da Linha 9-Esmeralda em Varginha, muito se especula sobre a ida do atendimento ferroviário até o distrito de Parelheiros. O projeto já foi amplamente discutido, inclusive com direito a promessas eleitorais, mas o que depender da CPTM, o trem não deve chegar no bairro que é mais perto do litoral, que o centro da capital.

A declaração sobre a supressão do projeto foi dada pelo presidente da Companhia, Pedro Moro, durante uma visita às obras da futura estação Mendes Vila Natal, ocorrida em janeiro de 2020.

Moro disse que foram feitos estudos, mas que pelo tipo de atendimento recomenda-se a instalação de um corredor de ônibus. A região conta com uma área de 153 km² e uma população de 202.321 habitantes. Dista-se de 15 a 25 quilômetros de Itanhaém e de São Vicente, no litoral e de 50 a 60 quilômetros do região central do município.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus