YouTube video
Metrô SP Ônibus

[VÍDEO] Estação Vila Sônia em horário integral e ônibus até Taboão

Passaram dezoito meses desde o início das obras da Linha 4-Amarela e o dia em que o passageiro pode utilizar a estação Vila Sônia em horário integral.

Apesar da extensão do horário, o movimento era tímido na manhã desta terça-feira na parada mais recente do eixo metroviário que liga as zonas sudoeste e centro da capital paulista, o que é normal para o inicio de operação de uma estação.

Renato Lobo | Via Trolebus

O movimento era maior do lado da saída para a Avenida Francisco Morato, no sentido centro, de onde vinham os passageiros que antes acessavam o metrô pela estação São Paulo-Morumbi.

Do outro lado, mais deserto, é o acesso da Avenida Eliseu de Almeida, além do terminal de ônibus, que passa a receber as linhas da EMTU no dia 14 e da SPTrans no dia 21.

Renato Lobo | Via Trolebus

Por enquanto o espaço recebe o serviço “vai e vem”, um ônibus entre Taboão Da Serra e a estação Vila Sônia. O Via Trolebus percorreu o trecho de cerca de 3 quilômetros entre os dois pontos, que deve ajudar no deslocamento dos passageiros. Confira os principais pontos:

Tarifa e acesso

O passageiro não paga para se deslocar no serviço “vai e vem” e não há, pelo menos por enquanto, qualquer controle entre do passageiro que chega de metrô ou que vai acessar o transporte sobre trilhos. O serviço parte do terminal de ônibus. O site sentiu falta de placas ou avisos que indicassem o local do embarque na região dos bloqueios (catracas) da estação.

Renato Lobo | Via Trolebus

Trajeto

O site embarcou em Taboão da Serra às 07h46 e o ônibus chegou no Termina Vila Sônia às 07h58, portanto 12 minutos de deslocamento. O trajeto é por meio da Avenida Pirajussara, e não pela Francisco Morato. A via conta com grande parte do trajeto com faixa exclusiva de ônibus.

Ônibus

São 13 ônibus superarticulados operados pela LiraBus, do mesmo grupo da Sambaíba. Os veículos possuem acessibilidade, não contam com catracas nem ar condicionado, o que em dias quentes pode ser uma questão. Não são veículos novos, mas estavam conservados.

Renato Lobo | Via Trolebus

Horário de funcionamento

O serviço vai e vem funciona no mesmo horário do Metrô, ou seja, das 4h40 até a meia noite. O site observou um intervalo entre os veículos em menos de três minutos.

Vale lembrar que a estação e o terminal ficam ao lado do pátio Vila Sônia, que pode ser observado tanto de um quanto do outro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus