A ViaMobilidade, em resposta a questionamentos ao Ministério Público, informou que recebeu os trens da CPTM em “condições desfavoráveis”, de acordo com reportagens postadas nesta sexta-feira, como no Diário do Transporte e da Folha de São Paulo.
Há duas investigações abertas buscando explicações para a sequência de falhas nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A empresa foi multada por falhas notáveis como a abertura de portas do lado contrário à plataforma, desrespeito à sinalização de via.
De acordo com a Folha, a concessionária aponta a existência de diversos problemas relevantes, tanto do ponto de vista operacional quanto de segurança, “verificados por ocasião da realização das manutenções preventiva e corretiva dos ativos” e “que não poderiam ter sido identificados, dadas, entre outras razões, a limitações operacionais e físicas de acesso aos equipamentos e instalações, bem como a limitação da abrangência dos testes nos sistemas a fim de atestar o funcionamento e suas condições”.
Já o Diário do Transporte cita que a “concessionária também alega que muitas das manutenções corretivas e preventivas deveriam ter sido concluídas pela CPTM antes de entregar as linhas, que havia pendências contratuais com empresas terceirizadas e que os incidentes noticiados na mídia derivaram de razões de ordem técnica preexistentes”.