Trens Urbanos

Trem a bateria vai operar na Argentina até a fronteira da Bolívia

A província argentina de Jujuy assinou um contrato com a CRRC Tangshan para fornecer novos trens movidos a bateria para o trecho Volcán – Tilcara. A ferrovia Belgrano conta com bitola 1000 mm no vale da Quebrada de Humahuaca, Patrimônio Mundial da Unesco.

Os trens de dois carros terão velocidade máxima de 60km/h, com capacidade para 72 passageiros. A CSR Tangshan e a Província de Jujuy não divulgaram o número de trens incluídos no contrato, que foi assinado durante uma reunião virtual.

Os comboios serão equipados com baterias de íons de lítio carregadas com energia solar através de uma estação de carregamento em Humahuaca.

A linha Volcán – La Quiaca, no norte da Argentina, que vai até a fronteira boliviana, deixou de operar em 1993 e foi transferida para a província de Jujuy sob concessão de 30 anos em 1995.

O governo provincial iniciou em fevereiro as obras de reconstrução da linha para introduzir um serviço turístico, começando pelo trecho Volcán – Tilcara. Uma segunda etapa entre Tilcara e Humahuaca e uma terceira fase entre Humahuaca e La Quiaca.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus