Renato Lobo | Via Trolebus
SPTrans

Semana começa com possibilidade de greve de ônibus em São Paulo

Na semana passada, trabalhadores do transporte coletivo organizaram uma greve no sistema de transporte de São Paulo, envolvendo os ônibus da capital paulista, mas a paralisação acabou não ocorrendo por um recuo da categoria após possibilidade de sanção na justiça. O desembargador Davi Furtado Meirelles, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, determinou que circulem ao menos 80% da frota de coletivos sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.

A paralisação, no entanto, não foi descartada e de acordo com o Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, a proposta das empresas “não foi nada satisfatória e prontamente rejeitada pela direção do Sindmotoristas”.

A sindicato promete manifestações nos terminais de ônibus na madrugada desta terça-feira (31), e que ainda poderão se estender pela tarde.

O grupo aguardará um retorno até às 16h dessa próxima segunda-feira, 30 de maio de 2022, quando acontecerá uma reunião assembleia na sede da entidade para definir os rumos do protesto.

De acordo com o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, foi proposto um reajuste de apenas 10% e ainda parcelado nos salários dos trabalhadores, que está abaixo do percentual pleiteado pela categoria. “É inaceitável um reajuste inferior à inflação. Não vamos ceder a tudo aquilo que foi apresentado em nossa pauta de reivindicações. Os trabalhadores merecem reconhecimento e respeito”, afirmou.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus