Foto: Samuel Rocha
SPTrans

Greve: Terminais de ônibus devem ser fechados em São Paulo nesta quarta (25)

Linhas de ônibus que atendem ao terminais da cidade de São Paulo podem ser paralisadas na tarde desta quarta-feira, 25 de maio de 2022.

Em um vídeo postado nas redes sociais, representantes do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – Sindimotoristas afirmaram que a categoria aderiu ao estado de greve, situação que precede as paralisações.

YouTube video

De acordo com um dos representantes, todos os terminais de ônibus da cidade devem ser fechados das 14h até as 17h.

Reinvindicações

Na última sexta-feira, 20 de maio, cerca de onze garagens tiveram a saída dos coletivos atrasada ainda pela madrugada por conta de assembleias “relâmpagos”.

Já nesta semana, o grupo afirma que “a categoria pode ser chamada para participar da assembleia geral até o final desta semana para avaliar proposta patronal ou deflagrar a greve.”

Principais reinvindicações:

  • Reajuste Salarial de 12,47%, mais aumento real;
  • Vale Refeição de R$ 33,00 (unitário);
  • Equiparação de todos os benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do sistema complementar (empresas novas);
  • Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de R$ 2.500,00;
  • Fim das escalas com uma hora para refeição sem remuneração;
  • Reajustes nos valores dos benefícios: Auxílio Funeral, Seguro de Vida, Convênio Médico e Odontológico etc;

Os trabalhadores foram informados que as negociações salariais estão emperradas em razão da má vontade e egoísmo do setor patronal, que já declarou que irá priorizar a questão dos atrasos dos repasses dos subsídios com a Prefeitura.” –  diz o comunicado.

Segundo ainda a entidade, “também, tomaram conhecimento da proposta sem vergonha apresentada pelo SPUrbannuss, prontamente rejeitada pela direção do sindicato e Comissão de Negociação de Trabalhadores, em reunião no último dia 19.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus