Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM fará levantamento topográfico das linhas 10, 11 e 12

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM informou por meio do Diário Oficial que fará uma licitação para contratar prestação de serviços de levantamento topográfico planialtimétrico cadastral para as Linhas 10 – Turquesa, 11 – Coral e 12 – Safira.

O edital estará disponível no site da empresa na segunda-feira, 9 de maio de 2022. Já a sessão pública deve ocorrer no dia 23 de maio. A empresa também deve contratar sondagens de simples reconhecimento com spt, sondagens a trado e ensaios laboratoriais nas áreas situadas ao longo das linhas.

Em ambos os casos está excluída a verificação do traçado da Linha 7-Rubi, que deve ser concedida para a iniciativa privada.

O levantamento planialtimétrico cadastral é a representação do terreno em formato digital, sendo primordial ao bom planejamento de todas as construções. Constitui a base de qualidade de qualquer projeto.

Os serviços de levantamento planialtimétrico cadastral são aplicados a todas as etapas de um processo construtivo, desde a fase de projeto até a sua finalização. É de vital importância e constitui valor irrisório se comparado ao custo total da obra e que pode facilmente ser revertido em economia nas etapas posteriores do projeto, tais como de movimentação de terras em cortes e aterros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios