O Serviço 710 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM completou 1 ano de operação nesta quarta-feira. Trata-se de um atendimento conjunto entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência de trens na Estação Brás.
A companhia, em um comunicado, afirmou que “apostou em um projeto ambicioso que contou com a colaboração de diversas áreas, como operação, engenharia e manutenção”, e “só tem motivos para comemorar.”
Há no entanto dúvidas em relação a sua continuidade, uma vez que há planos de conceder para a iniciativa privada a Linha 7-Rubi, junto com o trem intercidades, o que em tese inviabilizaria o atendimento, já que seria no mínimo estranho duas operadoras mantendo um serviço.
Segundo a CPTM, neste primeiro ano de operação, é como se os trens do serviço que liga Jundiaí a Rio Grande da Serra tivessem dados 244 voltas completas em torno do planeta.
O Serviço 710 atende 12 municípios ao longo dos quase 100 quilômetros de extensão das linhas e 31 estações. É ofertado durante toda a operação comercial, todos os dias da semana, utilizando os trens mais modernos da companhia: Série 8500, que entrou em operação em 2016; e Série 9500, que entrou em operação em 2017.
“O Serviço 710 foi uma quebra de paradigma que mostrou que, com dedicação, tudo é possível”, afirma Luiz Eduardo Argenton, Diretor de Operação e Manutenção da CPTM. “Com sua implantação, mudamos a cara da integração no centro, beneficiando centenas de milhares de pessoas todos os dias com a diminuição da necessidade de várias baldeações”, completa.
“Estamos sempre em busca de melhorias para os passageiros que utilizam o Serviço 710 e mostramos que com dedicação e competência podemos melhorar a vida de milhares de pessoas, todos os dias”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.