Prometido para abril de 2022, após diversos adiamentos, o novo sistema de sinalização de trens CBTC pode sair em maio na Linha 1-Azul, de acordo com site Metro/CPTM. Junto com a funcionalidade, deve começar a operação das portas de plataformas nos dois terminais, nas estações Tucuruvi e Jabaquara.
Já o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em resposta nas redes sociais, preferiu não se comprometer com prazos “As portas de plataforma precisam do sistema de controle de trens CBTC, que está em fase de testes”, disse Silvani a um usuário. O site menciona que os testes com o novo sistema não foram concluídos como esperado.
Em 2008, O Metrô de São Paulo assinou um contrato com a empresa Alstom por mais de R$ 700 milhões, valor não corrigido, entretanto o serviço até hoje não foi finalizado – e deveria estar pronto em 2012.
O CBTC, sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, resultaria em 20% a mais de trens para o sistema, diz o diretor do Metrô, Mário Fioratti Neto ao jornal Folha de S. Paulo. Na linha 3, por exemplo, o intervalo deve ser reduzido de 105 para 90 segundos.