VLT

88% avaliam VLT do Rio como bom ou muito bom

O sistema de Veículo Leve sobre Trilhos – VLT do Rio de Janeiro é aprovado por 88% de seus usuários, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. A pesquisa foi feita com 1.059 pessoas durante a operação das linhas 1, 2 e 3, tanto nas paradas quanto nos veículos. A avaliação tem margem de erro de 3 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

O levantamento foi feito entre os dias 10 e 22 de março, e o índice aponta que os passageiros consideram o meio de transporte como bom ou muito bom. A análise apontou ainda que 89% dos entrevistados se sentiram seguros em utilizar o VLT durante a pandemia.

52% de quem usa o VLT considera o conforto o quesito mais bem avaliado na pesquisa, com aprovação de 92% dos participantes. Temperatura ambiente, condições de embarque e desembarque e limpeza dos veículos e estações foram alguns dos temas verificados. Já a segurança operacional teve 80% de opiniões “bom/muito bom”.

“Com as três linhas em operação e em meio a uma pandemia que influenciou muito a operação dos transportes públicos, ficamos felizes em ver que o usuário reconhece nosso serviço como confiável e seguro para fazer seus deslocamentos. Nosso desafio é manter esses números e o nível de serviço em patamar elevado com a chegada de novos passageiros”, avalia Paulo Ferreira, presidente do VLT Carioca.

A ida para o trabalho é a principal razão de uso do VLT, para 77% dos passageiros. Nos finais de semana até 52% realizam viagens para turismo ou lazer.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus