YouTube video
Metrô SP

[VÍDEO] Confira as obras da Estação Isabel do Metrô

Na semana passada, o Metrô de São Paulo iniciou a escavação do primeiro túnel na expansão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha.

A primeira estrutura está sendo escavada na futura estação Santa Isabel. A estrutura tem 19,8 metros de altura, e serão perfurados 263,07 metros cúbicos para a futura parada que fica na Avenida Guilherme Giorgi.

O método de trabalho é o NATM (ou túnel mineiro) que permite modificações e adaptações na sessão a ser escavada. Os demais túneis serão escavados pela grande tuneladora apelidada de tatuzão devem ser escavados a partir de 2023. O grande maquinário deve partir do complexo Rapadura.

Renato Lobo | Via Trolebus

Até 2020, a estação se chamava “Guilherme Giorgi” mas foi mudada para “Santa Isabel”. O novo nome deve-se à paróquia local dedicada a Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, conhecida como “Santa Isabel Rainha” na religião católica.

A parada tem em torno de 40 metros de profundidade. Diariamente deverão passar mais de 13 mil passageiros por essa estação que terá sete níveis internos, conectados por 21 escadas rolantes e quatro elevadores. O ponto de embarque fica na Vila Carrão, nome que é uma homenagem a João da Silva Carrão, o Conselheiro Carrão, ex-presidente da província de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus