Na semana passada, o Metrô de São Paulo iniciou a escavação do primeiro túnel na expansão da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha.
A primeira estrutura está sendo escavada na futura estação Santa Isabel. A estrutura tem 19,8 metros de altura, e serão perfurados 263,07 metros cúbicos para a futura parada que fica na Avenida Guilherme Giorgi.
O método de trabalho é o NATM (ou túnel mineiro) que permite modificações e adaptações na sessão a ser escavada. Os demais túneis serão escavados pela grande tuneladora apelidada de tatuzão devem ser escavados a partir de 2023. O grande maquinário deve partir do complexo Rapadura.
Até 2020, a estação se chamava “Guilherme Giorgi” mas foi mudada para “Santa Isabel”. O novo nome deve-se à paróquia local dedicada a Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, conhecida como “Santa Isabel Rainha” na religião católica.
A parada tem em torno de 40 metros de profundidade. Diariamente deverão passar mais de 13 mil passageiros por essa estação que terá sete níveis internos, conectados por 21 escadas rolantes e quatro elevadores. O ponto de embarque fica na Vila Carrão, nome que é uma homenagem a João da Silva Carrão, o Conselheiro Carrão, ex-presidente da província de São Paulo.