O Sistema Municipal de Trólebus de São Paulo completa 73 anos nesta sexta-feira. Inaugurado em 1949, é atualmente o maior em atividade no Brasil e em todo o Hemisfério Sul, operando com cerca de 200 veículos em 9 linhas.
O trajeto da primeira linha é operacional até hoje, e os primeiros veículos, importados dos EUA e Inglaterra foram entregues a partir de 1947. O primeiro trajeto era entre a praça General Polidoro, no bairro da Aclimação, até a praça João Mendes, no centro. Trecho atual da linha 408A-10.
Nos anos 1950 o sistema de trólebus paulistano se consolida. É nesse período que são implantadas as linhas Santa Margarida Maria (atual 4112-10), Gentil de Moura (atual 4113-10), Santa Terezinha, Alfredo Pujol, Mooca e Mandaqui.
O auge foi nos anos 90, quando a frota passou de 500 veículos, e os atendimentos eram presentes em todas as regiões da capital. Mas o declínio veio logo em seguida na década seguinte, quando a prefeita Marta Suplicy supriu cerca de 40% das estruturas.
O futuro do sistema é incerto, com rumores de desativação de parte da frota, sem perspectiva alguma de ampliação, e com a forte concorrência dos veículos elétricos a bateria.