A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou sua pesquisa de avaliação de 2021, sendo que o índice da boa avaliação da empresa chegou a 85%.
As linhas melhores avaliadas são a Linha 8-Diamante, que no ano passado ainda era operada pela estatal, além da 13-Jade, sendo ambas com 87,8%.
A pior avaliada é a Linha 12-Safira, com apenas 65,6%. A avaliação negativa também é a pior, com 25,7%, distante da segunda colocada, a 7-Rubi com avaliação negativa de 16,9%.
Por que a Linha 12?
De todas as linhas do sistema de trens metropolitanos, o atendimento que liga o Brás até Calmon Viana conta com a maior quantidade de trens mais antigos da empresa. A composição mais velha da CPTM é a série 2100, mas apenas uma unidade presta serviços no serviço Expresso Linha 10, fabricados nos anos 70.
Há também os trens da série 5400 que rodam na extensão da Linha 8-Diamante, mas com seis unidades que foram fabricados no final da década de 70. Por outro lado, a Linha 12 conta com 15 trens da série 2000, fabricados nos anos 2000.
A principal reclamação em todas as linhas é a lotação dos trens, e este índice aparece maior na Linha 12, com 80,8%. Sobre intervalos, a Linha 12 possui tempo menor de espera que outras linhas, como por exemplo o serviço 710 e 13-Jade.
A linha ainda conta com estações antigas, como Manuel Feio e Acararé. O atendimento está no topo também na reclamação “ser sujo e mal conservado”, com 10% das queixas.