O Metrô de São Paulo vem desenvolvendo projetos de futuras estações dentro da metodologia BIM (Building Information Modeling/Modelagem da Informação da Construção). Os trabalhos foram recentemente apresentados para a diretoria da companhia e Secretária dos Transportes Metropolitanos.
Um dos projetos em andamento nesta metodologia é o de readequação da Estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, que deve no futuro ser integrada à Linha 6-Laranja.
Segundo o presidente da companhia, Silvani Pereira, nas rede sociais, neste desenvolvimento, os técnicos da operadora estão usando recursos avançados de engenharia digital. “Entre eles, destacamos o levantamento de realidade e o modelo de condições existentes, o BIM, simulações para comprovação das soluções técnicas e o uso de realidade virtual para análise e aprovação dos projetos.”
Outros dois projetos devem ser desenvolvidos com a metodologia que são as estações Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) e São Bento (Linha 1-Azul) que vão se integrar futuramente com a futura Linha 19-Celeste.
Trabalhos em São Joaquim são intensificados
As obras em duas futuras estações da Linha 6-Laranja do metrô vão ter ampliação no turno de trabalho. De acordo com a concessionária LinhaUni, a partir do dia 18 de abril de 2022, será iniciado o 3° turno de trabalho para implantação da futura Estação Higienópolis Mackenzie. Essa alteração irá ampliar o horário das atividades do canteiro no período das 22h às 6h.
Já a partir do dia 25 de abril de 2022, serão iniciadas atividades em três turnos de trabalho para implantação da futura Estação São Joaquim. Também irá ampliar o horário de atividades no canteiro para 24 horas.
Segundo ainda o comunicado, devido à Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC de caminhões nas principais vias de acesso às obras e para atender às demandas do projeto, é necessário a implantação das atividades também nesse horário.