Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
VLT

Obras do VLT de Santos ganham reforço para “acelerar” a implantação

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU informou que as obras da segunda Linha do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT na Baixada Santista em Santos devem ganhar um reforço para “acelerar” a implantação do meio de transporte que vai operar em Santos.

Em reunião realizada na prefeitura de Santos, nesta terça-feira, 12 de abril de 2022, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o prefeito Rogério Santos, e o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve, discutiram o andamento das construções e estratégias para avanços das intervenções. A prioridade, de acordo com os gestores, é acelerar as obras a fim de minimizar o impacto aos moradores e comerciantes da região.

O processo de implantação conta com mais de 430 profissionais trabalhando simultaneamente. “Já evoluímos muito nos trabalhos do segundo trecho. O número de trabalhadores foi mais do que duplicado e a obra ganhou um ritmo muito mais acelerado”, afirmou o secretário.

“O grande desafio é a interferência no dia a dia das pessoas, pois é uma área adensada com comércios e residências. Por isso, queremos fazer no menor prazo possível e com mínimo impacto para a população”, explicou Galli, garantindo que todos os recursos necessários para os trabalhos estão garantidos até a conclusão das obras.

De acordo com Galli, a expectativa é terminar grande parte do projeto até dezembro deste ano. No momento, 40% das obras de drenagem e 25% do esgoto já foram executados. Etapa importante de preparo para receber os futuros trilhos.

A previsão é que as obras estejam concluídas no início de 2023. O segundo trecho do VLT, que ligará a Linha 1 (Barreiros – Porto) ao Terminal Valongo, passando pela região central de Santos, terá 8 km de extensão, 14 estações e capacidade para transportar até 35 mil usuários por dia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus