Divulgação Metrô
Metrô SP

Metrô inicia escavação de túnel na extensão da Linha 2 até a Penha

Construtoras contratadas pelo Metrô de São Paulo iniciaram as escavações do primeiro túnel da extensão da Linha 2-Verde, na ampliação do eixo metroviário entre a Vila Prudente e a Penha.

Segundo o presidente da operadora, Silvani Pereira, no Instagram, o primeiro túnel escavado será na futura estação Santa Isabel. A estrutura tem 19,8 metros de altura, e serão perfurados 263,07 metros cúbicos para a futura parada que fica na Avenida Guilherme Giorgi.

Segundo Silvani, o método de trabalho é o NATM (ou túnel mineiro) que permite modificações e adaptações na sessão a ser escavada.

Tatuzão

Os demais túneis escavados pela grande tuneladora apelidada de tatuzão devem ser escavados a partir de 2023. O grande maquinário deve partir do complexo Rapadura.

Renato Lobo | Via Trolebus

Havia a expectativa de que a maquina passaria a escavar os túneis neste ano, mas de acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais, os trabalhos devem começar mesmo no ano que vem.

O grande equipamento deve partir de Rapadura até Orfanato, desmontado e remontado novamente na Penha em direção ao jardim Têxtil.

A previsão é entregar a extensão da Linha 2 até a Penha em 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus