Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Metrô entrega nova Subestação do monotrilho da Linha 15-Prata

O Metrô de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira, 06 de abril de 2022, a Subestação Primária Iguatemi, que vai ampliar o fornecimento de energia da Linha 15-Prata, e consequentemente possibilitar o maior número de trens com a chegada do meio de transporte até a Jacu Pêssego. O equipamento fica na Rua Andre de Almeida, a cerca de 1 km da estação Jardim Colonial.

Com o funcionamento da Primária Iguatemi, a Linha 15-Prata passa a ter duas subestações para o fornecimento de energia. A outra é a Subestação Primária São Lucas.

A subestação foi conectada à rede da fornecedora de energia e agora passará pelos testes de carga, parametrizações e proteções adequadas. Parte desses testes serão feitos com a energização da via e circulação de trens durante a madrugada, enquanto a linha estará fechada aos passageiros.

De acordo com nota do Metrô, a Primária Iguatemi vai receber a carga energética da concessionária na tensão de 88.000V e transformá-la em 22.000V, com potência de 33,3MVA (megavoltampere). Para isso ela é equipada com dois transformadores trifásicos, seccionadoras e disjuntores que modificam a carga elétrica para tração dos trens e alimentação dos sistemas de média e baixa tensão (ventilação, ar-condicionado, escadas rolantes, elevadores e iluminação).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus