O Metrô de São Paulo aditou o contrato com o Consórcio Kobra para a instalação de portas de plataforma nas estações das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Trata-se de 88 fachadas que deveriam ser instaladas até 2024, mas que agora contam com um novo prazo para finalização dos trabalhos em abril de 2025.
Próximas na Linha 3-Vermelha
As estações Bresser-Mooca e Belém, na Linha 3-Vermelha começaram a ser preparadas para receber as portas de plataforma. O Via Trolebus divulgou que Belém recebeu marcações nas plataformas. Mas além das marcações, as duas paradas já estão recebendo intervenções para as divisórias.
“Demos início aos trabalhos de preparação das estações Belém e Bresser-Mooca, na Linha 3-Vermelha, para receber as portas de plataforma. No momento, executamos o remanejamento das interferências (Ex.: alteração de posição de cabos sob a plataforma), furação e preparação das bordas de plataforma para recebimento das portas”. – disse o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nas redes sociais.
De acordo com ele, a partir do mês que vem as duas estações devem receber de fato os equipamentos. “As portas de plataforma dessas estações já chegaram ao Brasil, vindas da Coreia, e aguardam procedimentos alfandegários no porto de Santos. A previsão é que a montagem das fachadas comece em maio.”
As oito estações
Segundo o mais recente relatório integrado da empresa, datado de 2021, que traça um balanço de 2021, e planos para os próximos anos, as paradas que devem receber as portas em 2022 são: Barra Funda e Itaquera, como já era de conhecimento de todos, além de Belém e Bresser-Mooca. A novidade está na instalação das portas também em Pedro II, Tatuapé, Carrão e Guilhermina–Esperança.