YouTube video
CPTM

Estação Prefeito Saladino da CPTM vista de cima

Aberta como apenas uma parada, a Prefeito Saladino, na Linha 10-Tuquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, foi implantada em 29 de novembro de 1952. Com o crescimento da região um novo prédio foi construído entre 1964 e 1966, e entregue em 29 de março de 1966. Nesta data o ponto de embarque foi promovido de parada para estação.

Renato Lobo | Via Trolebus

O local acabou fomentando outros equipamentos públicos, como o SESI, com essas piscinas e campo ao lado, além do novo terminal rodoviário de Santo André ao lado da estação, sendo inaugurado em 2000. A estação foi batizada em homenagem a Saladino Cardoso Franco, prefeito de São Bernardo do Campo entre 1914 e 1930.

Renato Lobo | Via Trolebus

O local fica ao lado do viaduto Presidente Castelo Branco, que permite a conexão da Avenida dos Estados, com a avenida Prestes Maia, que por sua vez conecta com vias importantes do ABC, como a Lions, Corredor ABD e Rodovia Anchieta, interligando Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Renato Lobo | Via Trolebus

O local está em obras, e a nova cobertura da Estação começou a ganhar forma. Segundo registro, o lado do embarque no sentido Jundiaí ganhou os suportes, e agora a estrutura está mais robusta.

Renato Lobo | Via Trolebus

Em relatório de empreendimentos da Companhia, a operadora firma como prazo a entrega de obras de acessibilidade das estações Capuava e Prefeito Saladino, da Linha 10-Turquesa, em 2023, sendo no primeiro semestre.

Renato Lobo | Via Trolebus

O investimento é na ordem de R$ 30 milhões. Segundo o documento, as intervenções devem “promover acesso de forma segura às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, por meio de trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus