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Trens Regionais

Entenda o entrave que travou o Trem InterCidades SP-Campinas

O edital do Trem InterCidades, que prevê a ligação ferroviária entre a Barra Funda, em São Paulo, e Campinas, além da concessão da Linha 7 e sua extensão até Campinas, deveria sair neste mês..

Há, no entanto, entraves entre a concessionária MRS e o Governo Federal, já que a segregação entre os trens de carga e de passageiros, vai viabilizar a implantação do serviço.

De acordo com o site “Correio“, o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis (MDB), falou sobre a convocação de um representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para prestar esclarecimentos na próxima reunião do Conselho sobre a demora na licitação do Trem Intercidades.

“A intenção neste caso é pedir mais agilidade no lançamento do edital de licitação. O Trem Intercidades é de extrema importância. Não é possível num país como o Brasil a gente continuar tendo uma linha férrea sucateada e apenas o modal rodoviário“, disse Reis.

De acordo com a publicação, o entrave no lançamento do edital está numa questão envolvendo um trecho da malha férrea da União e que é de responsabilidade da concessionária MRS Logística. A concessionária será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o centro de São Paulo. Para isso, acertou a extensão do seu contrato com o governo federal mediante investimentos de modernização e ampliação da malha ferroviária. O projeto também está sendo revisto após a realização de consulta e audiência pública. Entre as mudanças, estão a ampliação do prazo de concessão de 30 para 35 anos e o aumento do investimento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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