O edital do Trem InterCidades, que prevê a ligação ferroviária entre a Barra Funda, em São Paulo, e Campinas, além da concessão da Linha 7 e sua extensão até Campinas, deveria sair neste mês..
Há, no entanto, entraves entre a concessionária MRS e o Governo Federal, já que a segregação entre os trens de carga e de passageiros, vai viabilizar a implantação do serviço.
De acordo com o site “Correio“, o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis (MDB), falou sobre a convocação de um representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para prestar esclarecimentos na próxima reunião do Conselho sobre a demora na licitação do Trem Intercidades.
“A intenção neste caso é pedir mais agilidade no lançamento do edital de licitação. O Trem Intercidades é de extrema importância. Não é possível num país como o Brasil a gente continuar tendo uma linha férrea sucateada e apenas o modal rodoviário“, disse Reis.
De acordo com a publicação, o entrave no lançamento do edital está numa questão envolvendo um trecho da malha férrea da União e que é de responsabilidade da concessionária MRS Logística. A concessionária será responsável pelas obras de segregação das vias entre a região de Jundiaí e o centro de São Paulo. Para isso, acertou a extensão do seu contrato com o governo federal mediante investimentos de modernização e ampliação da malha ferroviária. O projeto também está sendo revisto após a realização de consulta e audiência pública. Entre as mudanças, estão a ampliação do prazo de concessão de 30 para 35 anos e o aumento do investimento.