Ônibus

Colômbia passa a ter a maior frota de ônibus elétricos da América Latina

A operadora Transdev entregou 406 novos ônibus elétricos na cidade de Bogotá, permitindo que a cidade alcance a maior frota deste tipo de veículo da América Latina. Agora, a capital da Colômbia conta com 1.061 ônibus elétricos.

Os carros são operados pela joint venture Fanalca-Transdev por meio de sua empresa GREEN MOVIL. Foi ainda inaugurada uma garagem de ônibus de 40.000 m² de onde partirão os novos coletivos, sendo a maior garagem elétrica do mundo fora da China.

Uma compra foi feita junto a BYD em janeiro de 2021, que forneceu parte dos veículos junto com a Superpolo, fabricante colombiano de ônibus.

A Transdev destaca que os novos veículos estão equipados com elementos tecnológicos para melhorar a experiência de viagem do passageiro, como câmeras de bordo, portas USB para carregamento de celulares, GPS, painéis informativos, alto-falantes e microfones que se comunicam diretamente com a central de controle, além de transmissão permanente de Dados operacionais. Além de plataformas acessíveis para cadeiras de rodas, assistência de partida e subida de colina, processo de recarga rápida de energia e controle automático de incêndio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus