A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) notificou a ViaMobilidade sobre as frequentes falhas e incidentes ocorrido nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A empresa privada poderá ser multada. Já a ViaMobilidade afirma que vai acelerar investimentos previstos em contrato.
Nesta quarta-feira, houve uma reunião com representantes da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), e foram instaurados processos administrativos sancionadores, em razão de descumprimentos de procedimentos operacionais e da interrupção da prestação do serviço, com prazo de 15 dias para manifestação e apresentação de defesa. A multa poderá chegar ao valor de R$4.3 milhões.
O que diz a ViaMobilidade?
Já a empresa privada afirma que apresentou um plano emergencial com as ações de melhorias para as Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos. “A concessionária reforça seu compromisso para melhorar o padrão de qualidade do serviço prestado aos clientes, a exemplo do que já é praticado nas linhas paulistas concedidas à iniciativa privada.”, diz trecho do comunicado ao site.
“Como estratégia de aprimoramento imediato dos serviços, a ViaMobilidade informa que irá acelerar a avaliação de Rede Aérea e outros diagnósticos técnicos necessários; levantar pontos nas linhas 8 e 9 para mitigar o risco de furto de cabos; intensificar manutenção geral de elevadores e escadas, implantar placas de velocidade antes das estações e na entrada das plataformas, além de “tartarugas refletivas” na via, para sinalizar a chegada dos trens nas plataformas.”
A empresa ainda diz deve intensificar os treinamentos de navegação dos operadores de trens por todos os módulos, bem como intensificar a supervisão em campo dos operadores.