Quando a Linha 18-Bronze do monotrilho foi cancelada pelo governo estadual, foi anunciad0 estudos mais aprofundados da Linha 20-Rosa do Metrô, ligando o ABC Paulista e a capital. Mas o “prêmio de consolação” poderá ser entregue 20 anos após o anuncio da troca do monotrilho pelo corredor de ônibus.
De acordo com o Relatório Integrado 2021 da companhia, emitido nos últimos dias e disponível no site da empresa, a previsão completa de entrega da Linha 20-Rosa, entre as estações Santa Marina e Santo André é em 2039, transportando 1.089.130 passageiros por dia útil.
O documento confirma a implantação em duas etapas, Lapa – São Judas e São Judas – Prefeito Saladino Santo André da Linha 10-Turquesa da CPTM, sendo prioritário o Trecho Lapa – São Judas, com extensão operacional aproximada de 15 km, 17 estações e 1 pátio de estacionamento e manutenção.
Evolução do Empreendimento
Segundo a apresentação, o anteprojeto de engenharia/projeto funcional e EIA/RIMA foram contratados, atendendo as metas da Companhia. Investigações Geotécnicas tiveram contrato assinado em 19/04/21. Já a prestação de serviços de “Financial Advisory” para implantação da Linha 20-Rosa, teve seu edital publicado em 19/07/21.
Conexões previstas nas estações:
• Santa Marina (conexão com a Linha 6-Laranja do Metrô);
• Lapa (conexões com a Linha 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM);
• Cerro Corá (conexão com a estação Vila Madalena da Linha
2-Verde);
• Faria Lima (conexão com a estação Faria Lima da Linha 4-
Amarela;
• Rebouças (conexão com a Linha 22-Bordô);
• Juscelino Kubistchek (conexão com a Linha 19-Celeste);
• Moema (conexão com a Linha 5-Lilás da Via Mobilidade);
• São Judas (conexão com a Linha 1-Azul do Metrô);
• Afonsina (conexão com o BRT da EMTU) e
Santo André (conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM e
com o corredor São Mateus / Jabaquara da EMTU).
1 comentário