Nesta quinta-feira, o Metrô de São Paulo realizou uma audiência pública para a compra de 44 novos para a Linha 2-Verde, sobretudo sua extensão da Vila Prudente até a Penha.
A partir da assinatura do contrato, o primeiro trem deve chegar até 21 meses. Se o contrato for assinado neste ano, a nova composição chega em 2024, antes do previsto para entrega das estações.
Já o último trem deve chegar até 60 meses da assinatura do acordo, o que poderá ocorrer até 2027.
Portas com corrediça externa e tomadas USB
Os 44 novos trens do Metrô de São Paulo terão portas com corrediça externa, assim como a frota M do monotrilho e serie 2000 da CPTM.
A informação consta na apresentação que foi feita em uma audiência pública sobre a aquisição da nova frota nesta quinta-feira.
Os trens vão operar na Linha 2-Verde e a licitação deve ocorrer ainda neste ano. As composições terão passagem livre entre carros, carregador USB para passageiros.
Os mapas das linhas serão por meio de telas, como os trens da série 2500.
Trens automáticos
Terão tecnologia para operar sem condutor na frente da composição. Os veículos terão “grau de automatismo GoA4”, conforme está descrito no documento, com a tecnologia UTO, da sigla Unattended Train Operation.