A ViaMobilidade, operadora da Linha 9-Esmeralda, informou em nota ao Via Trolebus que devido a um princípio de incêndio em cabos externos que cruzam as vias na região das estações Santo Amaro e João Dias da Linha 9-Esmeralda, a circulação no trecho entre Santo Amaro e Granja Julieta está interrompida.
A ocorrência foi por volta das 06h30 da manhã desta quarta-feira, 2 de março de 2022. Até as 06h50, a situação não havia sido normalizada.
De acordo com a empresa, órgãos externos já foram acionados, assim como o sistema PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência, para atender aos passageiros no trecho.
Principio de tumulto em Santo Amaro
Passageiros se aglomeravam na estação Santo Amaro. Os usuários acabaram desembarcando na estação que faz conexão com a Linha 5-Lilás de metrô. Os passageiros foram até a parte externa, e tentavam embarcar nos ônibus regulares operados pela SPTrans.
Houve um principio de tumulto, e a Polícia Militar foi acionada.
Antes da constatação da ocorrência, passageiros já notavam lentidão no serviço que liga as estações Grajaú e Osasco. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a estação Santo Amaro, que faz conexão com a Linha 5-Lilás, lotada na manhã desta quarta-feira, 2 de março de 2022:
E a @CPTM_oficial nunca decepciona! A folia continua na unidos da linha 9 Esmeralda 🤗 pic.twitter.com/Q4M1c6cLli
— Guerraider (@Guerraider) March 2, 2022
Linha 9-Esmeralda, 05h54.
Aparentemente é isso que chamam de “operação normal” (o trem ir até Santo Amaro e deixar esse tanto de gente esperando pra seguir viagem até Pinheiros). pic.twitter.com/YaAMwftQxS
— primeiro que a OTAN nem deveria existir (@crimsonst4rs) March 2, 2022