Neste final de semana um canteiro de obras do Metrô de São Paulo deve ter uma das maiores concretagens em única etapa da América Latina, segundo a Concreserv Concreto S/A.
De acordo com a operadora, será iniciada nesta meia-noite de sábado (5) uma megaoperação para construir a estação Vila Formosa, que faz parte da ampliação da Linha 2-Verde no trecho entre Vila Prudente e a Penha, com 8,4 km de extensão e oito novas estações.
Será uma atividade de mais de 30 horas ininterruptas para revestir a laje do poço da futura parada com 4,5 mil m³ de concreto. Os trabalhos devem seguir até às 10h do domingo (6) e vão envolver três turnos de trabalho com 400 pessoas cada, além de uma logística com 100 caminhões betoneiras que farão 570 viagens entre as usinas fornecedoras de concreto e o local de lançamento.
Segundo ainda a empresa, o concreto será lançado por três grandes bombas que garantirão fluxo de 150 m³/hora, distribuídos em 10 camadas com aproximadamente 30 centímetros cada, sobre 760 toneladas de barras de aço, que compõem a armação estrutural da laje.
Toda a operação é necessária para garantir a qualidade do concreto, de forma a evitar juntas entre suas camadas, garantindo mais tempo de vida útil à estrutura do poço e sua laje.
O poço tem 42 metros de diâmetro por 43 metros de profundidade e é a maior estrutura da futura estação, onde serão construídos os acessos do nível da rua até as plataformas. Ao fundo está a laje com três metros de altura, de onde se darão o início das escavações dos túneis por onde passarão os trens do novo trecho da Linha 2-Verde.