O Metrô de São Paulo planeja construir a estação Ipiranga do monotrilho, em conexão com a Linha 10 da CPTM, com Sistema de Geração Fotovoltaica. A informação consta no Relatório Integrado 2021 da companhia, emitido nos últimos dias e disponível no site da empresa.
A tecnologia tem tido acentuado crescimento na matriz energética brasileira, e na Linha 15 -Prata deve ajudar na alimentação elétrica de suas cargas auxiliares.
De acordo com a publicação, os módulos fotovoltaicos serão instalados na cobertura, em harmonia com o projeto arquitetônico, que também contempla faixas de vidro para iluminação interna da estação, solução técnica adicional que contribui na diminuição do consumo energético.
Está prevista a instalação de 522 módulos fotovoltaicos, com potência com valor total aproximado total de 208 kWp . Estima-se que o sistema irá gerar aproximadamente 25 MWh/mês, que corresponde a cerca de 39% do consumo mensal de uma estação típica de monotrilho.
A partir dos estudos deste projeto, tal inovação será implementada em outras estações com potencial de geração
fotovoltaica. A previsão é lançar a licitação do trecho entre a Vila Prudente e o Ipiranga da Linha 15-Prata ainda neste ano.