A Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM transportou uma média de 10 mil passageiros no mês de fevereiro de 2022, considerado baixa para os padrões de um eixo ferroviário. A linha 12, por exemplo, transportou no mês passado cerca de 150 mil passageiros por dia. Os dados estão no relatório “Embarcados Acumulados do Mês – fevereiro/2022”, disponível no site da operadora.
O caminho para o uso mais expressivo na Linha 13 é prolongar a linha, e há planos para extensão nas duas pontas, como é de conhecimento de todos. O Via Trolebus recentemente teve acesso a um documento que mostra os planos da companhia para 2022.
Sobre a Linha 13, o texto cita “iniciar a operação da extensão da linha 13 – trecho Aeroporto até a Região Central”. Segundo a apresentação, para viabilizar a extensão, a CPTM terá que “iniciar obras para adequar a plataforma 5 da estação luz” e “concluir os projetos para adequação do plano de vias no Brás“. As metas evidenciam que a operadora poderá estender o serviço parador de Engenheiro Goulart até a Luz.
Já na outra ponta, a meta é “iniciar implantação da extensão da linha 13 até a região de Bonsucesso“, sendo “iniciar elaboração do anteprojeto”. O texto não menciona prazos para colocar de pé os projetos.
Segundo semestre
Em entrevista a Rádio Bandeirantes nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, disse que “deve sair com o projeto” para extensão da Linha 13 até Bonsucesso, até o segundo semestre de 2022. O titular da pasta afirmou também que a extensão deve dar uma maior sustentabilidade na linha.
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