O projeto de desestatização do Porto de Santos pode viabilizar o túnel Santos-Guarujá, segundo um comunicado do Ministério da Infraestrutura. A empresa que vencer o leilão previsto para este ano, que deve assegurar R$ 16 bilhões em investimentos, vai depositar parte do valor da outorga em um fundo, que servirá para a construção da estrutura.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre a construção do túnel durante o 1º Seminário Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, realizado em São Paulo na semana passada.
“A gente precisava de uma solução para a travessia seca, que desse mais segurança para a navegação e que, do ponto de vista de financiabilidade, fosse melhor de custo Brasil. Nós temos a tecnologia necessária para fazer e operar o túnel, e resolvemos a questão da financiabilidade com o processo de desestatização do Porto de Santos”, afirmou.
De acordo com o ministro, o concessionário que vencer o leilão do terminal portuário vai pagar a outorga garantindo que o valor presente líquido do túnel, que hoje é negativo, aumente. “Uma parcela da outorga será da ligação São Vicente x Santos (Túnel do Maciço), outra parcela para o Viaduto da Alamoa, e outra parcela da ligação seca, criando mais rotas de deslocamento que permitam desobstruir o trânsito da Baixada Santista”, acrescentou.